Incluída no primeiro plano de obras hidroagrícolas da JAOHA, a obra do Paúl da Cela teve parecer favorável para o seu projeto de execução em 23 de maio de 1935 e em agosto desse ano tiveram início as obras. Nesta data, 312 ha encontravam-se em estado de alagamento, 73 ha em condições precárias de enxugo e 56 ha com culturas de sequeiro. Com a obra ficaram equipados 545 ha de regadio, 104 no concelho da Nazaré e 350 ha no concelho de Alcobaça.
A obra ficou concluída em 1939, com início da sua exploração em 1940 tendo sido entregue à Associação em 1943.
Tratando-se de uma obra com 78 anos, o estado das infraestruturas apresenta alguma degradação, baixa eficiência no transporte de água e inadequados métodos de rega praticados pelos utilizadores assim, torna-se necessário reabilitar e modernizar a mesma, introduzir novas tecnologias, de forma que se tenham as condições e meios necessários para aplicar medidas que garantam o uso eficiente da água bem como minimizar e ou anular perdas, o que irá permitir o aumento da eficiência da gestão do aproveitamento hidroagrícola.
É neste sentido que o projeto de melhoria dos regadios existentes da ação nº 3.4.2 do PDR2020 irá ser uma mais valia para a agricultura e para os agricultores da região, permitirá um uso eficiente por parte de todos os utilizadores.
O projeto está dividido em 3 fases:
- Reabilitação da rede de rega;
- Construção de um açude de derivação e estação de bombagem;
- Reabilitação de rede de drenagem.
Atualmente a água é distribuída de uma forma gravítica através de canais e regadeiras, passando a ser distribuída em pressão através dos hidrantes.